14/11/2016

Que sejamos GRATOS!



   Que sejamos gratos pela oportunidade que nos foi dada de viver cada minuto do nosso dia, pois apesar dos males que nos cercam cotidianamente e dos problemas rotineiros que não esqueçamos que são eles que nos impulsionam para a luz, para uma nova chance, para um novo dia, para dar a volta por cima e mostrar para essa gente que a vida é assim mesmo, cheia de altos e baixos e que por causa dessas oscilações o viver torna-se uma mistura afável de mel e azedume que vale a pena ser vivido.
   Que sejamos gratos também pelas pessoas que passaram e que ainda permanecem no nosso caminho, cada uma delas passou pela nossa vida por alguma razão e cada uma delas não permaneceram conosco em vão. Apenas agradeça, pois independente do sofrimento causado você aprendeu e... Cresceu... Floresceu. 
   Às vezes a nossa vida caminha (ou corre) tão agitada que esquecemo-nos de agradecer pela simplicidade de algum acontecimento rotineiro do nosso dia-a-dia, que nos trouxe um momento de paz, de risos e alegrias como, por exemplo, um colega de trabalho contou algo engraçado e você riu à beça ou você estava naquele ônibus lotado, em pé e cansado, mas parou para observar o céu enquanto estava em seu trajeto para retornar a sua casa. Por muitas vezes nós deixamos essas situações pequenas passarem despercebidas aos nossos olhos e nos esquecemos de agradecer por algo que nos transmitiu paz naquele momento/minuto/segundo. Então o que fica aqui como uma alternativa de prática contínua em nossa vida para que tentemos desenvolver essa gratidão é observar com atenção as coisas simples, com um olhar agraciado, sabe? Isso pode fazer uma diferença enorme na nossa vida (no caso, como passamos a olhar a vida) e nas nossas relações (como vemos o outro com quem convivemos).
   Por muitas vezes, esquecemo-nos até de sermos gratos pelo gesto de cuidado que alguém teve conosco. Reclamamos porque as coisas não saíram como planejadas ou porque temos que comer a mesma comida todos os dias, reclamamos porque não temos roupas novas para sair, só não paramos para observar a intenção de alguém em ter lhe feito uma surpresa (mesmo não sendo uma daquelas dos seus sonhos) e nem para observar que embora tal situação não ocorresse como você planejou, ela aconteceu e no final foi bem mais proveitoso do que se fosse igual ao planejado ou que aquelas roupas antigas podem compor um novo look junto com aquele brinco que você nunca mais usou. Sempre vemos o lado ruim das situações, mas quase nunca paramos para olhar o lado bom que elas nos proporcionam, criamos um amontoado de problemas em cima de algo que poderia ter sido resolvido com um simples olhar positivo e de leveza, sabe? Se olhássemos as coisas ao nosso redor com um olhar mais agraciado, se observássemos mais a boa intenção de alguém talvez isso pudesse nos ajudar a ter um pensamento menos denso e olhar o mundo e as pessoas de outra forma, talvez a nossa vida fluísse com mais mansidão e tranquilidade. Não estou querendo dizer que as pessoas são perfeitas ou maravilhosas, mas sim que cada uma delas que passaram ou que permanecem no nosso caminho tem algo a nos ensinar, seja num momento bom ou ruim de nossas vidas. 
   Liberamos uma carga emocional densa e negativa num problema que na maioria das vezes irá nos ensinar algo lá na frente ou agora mesmo. Fazemos questão de nos sabotar emocionalmente por um problema tão pequeno e que sim, tem que acontecer porque a vida se encaminhou para isso, seja por escolha ou por consequência da sua escolha e isso é inevitável. Eu não estou dizendo que precisamos aceitar e esperar que o problema se resolva por si só, temos que ir em busca de resolvê-los mesmo para que tenhamos paz de espírito, mas também precisamos compreender que não precisamos liberar uma energia tóxica demasiada para nós mesmos e para o outro. Que tenhamos consciência de que as situações difíceis e os problemas que causamos ou que o outro nos causa sempre vai nos trazer aprendizado, então no final temos que ser gratos até por isso, não pelo problema até porque ninguém é tão sã a ponto de agradecer por ele, mas sim pelo aprendizado que ele irá nos trazer, seja para o crescimento pessoal, coletivo ou espiritual.
   Enfim, eu espero que esse texto nos ajude de alguma forma a melhorarmos e principalmente a sermos gratos pela vida e emanar energias positivas para aquelas pessoas que queriam ter a mesma vida que a nossa, que queria ter somente um par de roupas que temos, fazer somente uma das nossas refeições, ter somente uma coberta para dormir, ter somente um terço do dinheiro que tens para viver melhor. De tantas coisas que aprendi nesse tão pouco tempo de vida a que ficou e a que deixo como reflexão é que os nossos problemas não são maiores do que as mazelas sociais.  E outro pensamento que compartilho com vocês para finalizar o texto é uma frase: ‘’Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem’’. É isso meus amores, um beijo e até a próxima.




2 comentários:

  1. Eu estava bem pensando sobre a gratidão essa semana, enquanto ouvia uma música do Preto no Branco. E por falar em agradecer, grata por esse texto. Amei!

    https://lisadorme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lisa! ♥
      A resposta só saiu agora, mas é que sou meio desligada quanto aos comentários, mas obrigada por ler o texto, por vir até aqui.

      Excluir