20/12/2017

A cura não é linear



Hoje eu fiquei refletindo um pouco sobre essa frase que intitulei a nossa conversa de agora. Essa frase que coloquei como título do texto de hoje, eu encontrei nesse vídeo da Louie Ponto, que trata basicamente de algumas lições que ela aprendeu na vida dela e sinceramente, eu achei esse vídeo maravilhoso e super indico como momento de reflexão de como foi o nosso ano. Eu confesso que quando ela falou essa frase ‘’a cura não é linear’’ me remeteu há muitos momentos ao longo desse ano que honestamente foi muito turbulento e aí eu lembrei também do quanto a minha fase ruim dava uma trégua e logo em seguida voltava tudo novamente, como se toda a tentativa de me melhorar tivesse sido jogada fora.
Certa vez eu estava conversando com uma amiga sobre a vida e ela me disse uma coisa que eu não esqueci até agora e que eu tomei pra mim como algo bom, no sentido de não me cobrar tanto diante dos dias maus para que eu fique bem, porque simplesmente vão ter dias que eu não vou estar me sentindo bem e está tudo bem, porque afinal nós somos seres humanos e o momento do sofrimento como a própria Louie coloca, é muito importante para o nosso crescimento pessoal, então a gente não pode ignorar esse momento e empurrá-lo com a barriga, pelo contrário, a gente precisa usufruir dele em prol de nossa melhora e mesmo que essa melhora não apareça em curto prazo, ela vai aparecer um dia, e você vai perceber que aquele momento contribuiu para a pessoa que você se tornou depois, por isso que eu digo que nada acontece por acaso em nossas vidas, tudo tem um propósito.
E aí quando eu pensei nessa frase já citada acima, eu refleti o quanto a nossa vida é feita de altos e baixos e está tudo bem também se num dado momento da sua vida teve mais baixos do que altos, está tudo bem também se você ainda não conseguiu superar determinado problema na sua vida, se ele se camufla dentro de você e volta à tona de novo, está tudo bem também se você fica entristecido pelos mesmos problemas de sempre, sabe, apenas dê o seu tempo para si próprio. Eu não estou enaltecendo que devemos aceitar todos os nossos sofrimentos, até porque tem certos sofrimentos que não são provocados por nós, o que quero trazer para a reflexão de hoje é sobre a gente olhar o sofrimento como um momento de auto-aprendizado, de crescimento pessoal e espiritual.
Na nossa vida sempre vão ter momentos bons e momentos ruins e a gente precisa aprender a ser grato até pelos momentos ruins, porque são eles que nos fazem progredir. Nem sempre ou na maioria das vezes a nossa cura não vai acontecer de maneira progressiva e constante, vão ter dias em que a gente vai regredir e vão ter dias em que a gente vai progredir dez vezes mais, porque a nossa existência na terra é inconstante, então o nosso processo de cura é contínuo e duradouro. É por exemplo um problema que considero péssimo e particular de mim, que é o meu problema com a autoestima e com a auto-aceitação; tem dias que me olho no espelho e me sinto maravilhosa, confiante de mim mesma, confiante de quem eu sou, da minha identidade e consequentemente eu estou progredindo aos poucos no meu processo de auto-cura, mas também tem aqueles dias que eu me acordo e não me sinto bem, não me sinto aceita, não me sinto amada e fico me indagando o tempo todo sobre quem sou eu e está tudo bem também, porque a vida é isso, é feita de equilíbrios e desequilíbrios e o mais importante disso tudo é a gente tirar algum proveito disso, para facilitar no nosso processo de autoconhecimento e de evolução pessoal, porque no final de tudo o que fica aqui e no agora é a nossa essência, é tudo aquilo que construímos em prol do nosso bem-estar.
É tolice nossa pensar que a auto-cura é linear e olhe que até algum tempo atrás eu pensava que podia me curar totalmente de tudo, ela é um processo que depende única e exclusivamente de nós mesmos e pasmem, nós somos seres humanos errantes, estamos aqui para tentar acertar e aprender com os nossos erros, então é natural que até o nosso processo de auto-cura seja feito de altos e baixos e se pensarmos bem, esse processo nunca cessa porque sempre estamos tentando nos curar de alguma coisa e sempre quando pensamos ou relembramos de um momento difícil em nossa vida é quando vamos retomar esse processo, pois é ele quem vai definindo aos poucos a nossa identidade pessoal e portanto o nosso crescimento pessoal.
Então gente, foi isso que senti a necessidade de compartilhar com vocês no nosso momento de reflexão de hoje. Espero muito que eu tenha conseguido te ajudar de alguma forma com essa conversa recíproca sim haha, porque me ajudou muito, porque como eu disse uma vez aqui, antes mesmo de compartilhar o pensamento com vocês eu reflito comigo mesma, ou melhor, eu escrevo/alinho para mim mesma. Um beijo e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário