15/07/2017

Dar importância a quem nos dar importância


     Chega um tempo em que a solidão começa a ser a nossa melhor companhia. Ficar só, mas não estar só. É que com o tempo a gente vai percebendo a importância das pessoas a nossa volta. Algumas pessoas vão embora, precisam ir embora mesmo, é necessário, mas saiba que nada é em vão e cada pessoa que passa pela nossa vida gera aprendizado. Já outras pessoas estão na sua vida, mas não se fazem presentes nela, umas por opção, outras sem perceber e outras por esquecimento. Mas, assim é a vida. A gente retribui com reciprocidade.
     Deixe ir quem só te quer por perto quando convém ou quem só te quer por perto com sentimento de pena. Ninguém merece ter por perto quem te ver com olhos penosos, com olhos de ‘’vou convidar fulanx para sair, acho que ela deve estar se sentindo só’’, como se a sua presença fosse um peso na vida dela ou que simplesmente ela não tivesse companhia para se divertir e fosse recorrer a você. Aprenda a dar importância a quem te dar importância também e não a quem te deixa no escanteio e só lembra que você existe quando convém. Ninguém merece sofrer por quem não enxerga em nós o que somos verdadeiramente, a quem não nos dar o valor devido (falo de valor como sendo importância).
     Com o tempo a vida nos ensina o que verdadeiramente significa a palavra ‘’amizade’’, na verdade, a vida desde sempre ensina, só que a gente precisa estar aberta para aprender com ela. Muitas vezes senão sempre, nós precisamos ver e rever quem são os nossos amigos de verdade e por mais que sejam poucos, ame-os, cultive-os. E digo: Amigos de verdade! Pessoas que gostam e querem a nossa presença, pessoas que querem compartilhar conosco os momentos bons e ruins da vida, mesmo que seja por uma rede social.
     Acredito e sempre acreditei que quando a gente realmente quer se fazer presente na vida de uma pessoa ou quer que a pessoa permaneça em nossa vida, a gente dar um jeito. Nem que seja pra fazer uma ligação inesperada alguma vez na vida, fazer uma visita inesperada, mandar mensagem pelas redes sociais e mesmo que a resposta venha depois de muitas horas devido aos afazeres do dia-a-dia, da falta de tempo e da distância, a gente tenta manter contato, mesmo que com pouca freqüência. Quem quer mesmo dar um jeito. Amizade nunca foi questão de presença física, mas há uma coisa chamada ‘’vontade de querer ter por perto’’ que faz toda a diferença, mesmo que não seja fisicamente. Muitas pessoas se utilizam dessa frase para justificarem a sua ausência prolongada na vida das pessoas, só que elas se esquecem que quem muito se ausenta termina deixando de fazer falta.
Um grande problema que acho que todo mundo já passou por isso é que, quando a gente começa a viver o novo, ou seja, fecha aquele ciclo antigo, mas que não necessariamente fecha o afeto criado entre pessoas que se fizeram presentes naquele ciclo, começam a esquecer das amizades antigas. Estão tão entusiasmados com o novo ciclo, com a nova fase, com os novos amigos que se esquecem de continuar cativando e cultivando aquela amizade antiga e isso é algo muito ruim e que deveríamos nos policiar todos os dias para não termos essas atitudes um tanto que egoístas, porque ao fazer isso a gente deixa no esquecimento tudo o que a gente viveu com aquela pessoa e a gente precisa reviver e viver coisas novas com os novos e antigos amigos.
     Depois a gente aprende quem é quem em nossa vida e o lugar que cada um ocupa dentro dela ou se que se propõe a ocupar por opção, por esquecimento ou por não perceber. A gente aprende que antes poucos e bons amigos do que muitos na alegria e nenhum na tristeza. A gente aprende que quem nos quer por perto sempre dará um jeito e quem não nos quer por perto não fará esforço algum, mas aqui tem uma linha tênue relacionada a outros fatores que não diz respeito a ‘’não querer manter por perto’’, mas sim por outros motivos porque cada um tem a sua individualidade, responsabilidades e que talvez não tenha o tempo que precisa para estar numa rede social ou simplesmente se divertindo sempre, mas às vezes é necessário sair dessas amarras e lembrar-se de quem já compartilhou conosco momentos e querer resgatar isso. Então, talvez não seja a falta de tempo e sim como as prioridades estão colocadas. E mais uma vez eu repito: Quem muito se ausenta uma hora deixa de fazer falta e aí quando se der conta disso, já vai ter perdido muito tempo em seu mundinho onde só cabe você. Com o tempo a gente percebe que devemos dar importância somente aquelas que nos dão também, porque reciprocidade também é isso. Deixe que vá quem quiser ir, não force, não aperte o nó, só desfaça quando necessário, deixem as pessoas livres para escolherem permanecer ou irem embora, por conta própria e não por apelo e súplica de ninguém. Quem quer mesmo sempre dar um jeito e quem te quer por perto também. E no final, tudo é aprendizado.

‘’O importante não é ser importante, mas sim dar a importância a quem te acha importante.’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário