05/07/2017

Equilíbrio e espiritualidade




     Ultimamente tenho pensando bastante em trazer à tona esse tipo de reflexão para vocês e com vocês. Essas duas palavrinhas, equilíbrio e espiritualidade, são palavras que passei a carregar comigo na ação, ou seja, no ato de tentar sempre colocar em prática, desde o momento em que eu pude passar por uma fase de autoconhecimento, aceitação e auto-amor. Essas três últimas palavras são atividades diárias, que precisam ser regadas todos os dias com força e amor por si e vou te contar, não é tão fácil como se imagina. Sim é algo individual, mas eu acredito que quando a gente transborda as pessoas são tomadas pelas nossas boas energias.
       Recentemente eu me expus a uma experiência que para muitos é uma sensação corriqueira, mas para mim foi algo novo e horrível: ficar embriagada. É. Não falo de ficar rindo à toa com dois copos de vinho, falo de ficar embriagada fazendo vexame na rua, eu odiei a sensação de não ter o controle sobre o meu corpo, sobre a minha fala, alguns me dizem que é bom de vez em quando desopilar a mente e eu concordo com isso, é maravilhoso mesmo. Mas dessa forma a que me expus propositalmente eu não gostei, por isso fiquei refletindo um pouco sobre mim e o que percebi é que não nasci para beber álcool com muita frequência e de me embriagar e isso também é reflexo do que presencio na minha casa porque o meu pai é alcoólatra e eu não quero e nem sinto a necessidade de perder o equilíbrio a ponto de eu não poder ter o controle sobre o meu corpo.  Essa experiência me fez perceber e aceitar uma parte da pessoa que sou; às vezes eu me acho careta por não me encaixar no grupinho que tem o costume de beber com freqüência, de fumar, de ir à baladas e festas frequentemente, mas tudo bem porque não só tem eu de ‘’careta’’ no mundo e mesmo que tivesse, não somos obrigados a nos encaixar onde não nos cabe, certo? Com o tempo a gente aprende a conviver com as diferenças e aprende a nos aceitar sem necessariamente fazer as mesmas coisas que aquele grupinho faz, e vale dizer que você não é melhor do que o amiguinho que tem muitos vícios, você pode ter outros vícios e nem perceber. Somos imperfeitos.
     Esse autoconhecimento é muito importante até mesmo para amenizar certos conflitos internos e trazer um pouco mais de harmonia e paz para o nosso espírito, porque a partir do momento que a gente tem a autoconsciência, ou seja, se reconhece enquanto sujeito que gosta ou não de fazer determinada coisa ou que tem ou não determinada atitude que considere prejudicial a você e as pessoas que convivem com você, como por exemplo, o caso da bebida alcoólica com freqüência, é um sinal de que você pode tentar trabalhar o equilíbrio (ponderar certas atitudes ou certos hábitos) em você e a partir daí você pode até se perceber enquanto um sujeito que precisa de ajuda, seja ajuda médica ou ajuda espiritual, então o autoconhecimento é importante para se reconhecer e se colocar no mundo enquanto um sujeito imperfeito e aprendiz da vida.
     Também é importante ser dito aqui que o equilíbrio espiritual é algo que a gente tenta buscar para a vida, mas temos que deixar claro em nossa mente que a busca por esse equilíbrio não faz de nós pessoas perfeitas e muito menos iremos nos tornar pessoas perfeitas, no sentido de nunca termos problemas, até porque o equilíbrio e o desequilíbrio andam juntinhos e é natural e fundamental que tenhamos dificuldades para encarar e viver porque é isso que nos faz crescer, é isso que nos faz amadurecer e é o aprendizado e as mudanças que nos fazem seres humanos melhores para si e para os outros.
     O equilíbrio interior está na mudança de pensamento, na mudança de atitudes e principalmente no autoconhecimento. Quando você busca no seu interior a sua essência e trabalha as suas energias para vibrar no bem já é um grande avanço para a paz espiritual. Isso é uma tarefa diária e a gente pode começar simplesmente avaliando antes de dormir como foi o nosso dia e agradecer por pelo menos uma coisa boa que aconteceu, por mais simples que essa coisa seja, ou simplesmente agradecer por estar vivo, isso é tudo.
     Buscar o equilíbrio interior é importante para a nossa saúde mental, física e para a nossa espiritualidade, pois tudo que é em excesso é ruim (mesmo que seja um excesso de coisas boas) e tudo que é muito pouco nos faz falta. É fundamental que tenhamos essa autoconsciência de sempre cativar em nós a paz de espírito e a harmonia em nosso ser, independente de como você ache que deva fazer para emanar isso a si próprio. Quando a gente transborda energias positivas, transmitimos isso para as pessoas. E lembre-se que nós não precisamos do muito, precisamos apenas do necessário e esse necessário se torna muito quando somos gratos.

Vídeo (Facebook) - Equilíbrio Interior  (Achei esse pequeno vídeo bem interessante.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário