02/07/2013

Um breve resumo do livro: Bandoleira - José Carlos Magdalena

Oiiii gente! Vez ou outra estarei fazendo algumas postagens de resumos, comentários e trechos dos livros que li e que achei legal beleza? Feliz Mês de Julho! :)

Hoje vou fazer um breve resumo do livro Bandoleira de José Carlos Magdalena. Andei pesquisando na internet, alguns resumos sobre este livro e pude perceber que todos os resumos estavam incompletos, e nesse post não vai ser diferente. Tentarei juntar o mínimo de tudo que li para fazer este resumo, e farei diferente. Deixarei vocês com uma certa curiosidade para ler o livro que por sinal é muito bom e foi um dos melhores que li.

''Apesar de tudo, eu tinha pena do Betão. Deste o ventre da mãe, Betão já vivia entupido de cachaça. Queriam milagre? Que Betão nascesse solidário? Que Betão distribuísse flores?
- Tatinha Bandoleira

   O livro Bandoleira é na verdade um documentário que mostra ou ''tenta'' mostrar a realidade de muitos jovens e adolescentes no mundo da criminalidade.
  O documentário mostra a trajetória de uma jovem adolescente moradora de um bairro pobre, que quanto mais tenta se limpar daquela sujeira que perpetua ao seu redor, acaba se contaminando de uma forma desenfreada. Ela sonhava em ser escritora, e mesmo dando errado todas as suas tentativas de fazer o certo, ela se refugiava em seus livros que denominava como ''amigos fiéis'' do Portal Saber.
Influenciada pela leitura, ela decide se candidatar a representante de sua turma e encara como oponente o Bude. Ela com um pouco de receio sente que deve procurar ajuda e então pede ajuda para o namorado de sua melhor amiga, o Betão. Depois de pedir sua ajuda, de uma forma mágica Betão consegue dinheiro para bancar uma baita festa para ajuda-la. O que ela não esperava era o que iria acontecer depois.
  Numa noite qualquer Betão estava sendo perseguido pela polícia, e pediu ajuda a Tatinha a qual o abrigou de baixo de sua cama. Mentira vai, mentira vem na tentativa de esconder o Betão não teve jeito, a polícia o encontrou e foi daí que surgiu o apelido de Tatinha Bandoleira, Comparsa do Betão, Fera, Feiticeira... e o pior, SUA VIDA NÃO CONTINUOU A MESMA!

OBS: Depois disso, muitas coisas aconteceram com a Tatinha e o seu final não foi legal, mas como eu gosto de deixar uma gota de curiosidade em meus acompanhantes do blogger, vou deixar a imagem do livro aqui em baixo, caso estejam interessados em comprá-lo ou lê-lo.










5 comentários: