14/10/2017

Dos nossos demônios emocionais...



     Certo dia uma colega da faculdade falou que seria impossível nenhum ser humano não ter feridas emocionais, e de fato, exceto uma criança, acredito que todos, sem exceção, temos as nossas feridas emocionais, que mesmo cicatrizadas, ainda custam a doer em nós devido às sequelas deixadas. Refleti muito sobre isso e talvez isso que eu esteja escrevendo seja um desabafo.
     Ultimamente os meus demônios (na lógica espírita tem-se outro nome, mas não vou entrar nessa discussão porque o foco não é esse) têm sido minhas crises constantes de instabilidade emocional, que tem me causado muitas dores psíquicas e físicas, noites mal dormidas, certas torturas físicas para amenizar as dores e muitos pensamentos deprimentes, suicidas. Não preciso me expor, não preciso entrar em detalhes, mas me dói saber da minha fraqueza por não conseguir aliviar minhas dores só tomando um chá, mas eu decidi, tentei e tenho tentado ser forte para evitar me machucar ainda mais. E não, não é fácil tornar isso público.
     O que percebo é que muitas coisas/situações/sensações têm assolado a minha evolução espiritual, ou a minha paz de espírito, diria. Sinceramente, na prática se curar disso não é tão simples quanto se pensa, é uma constante tarefa que nem sempre estamos dispostos a fazer ou nem sempre temos forças para fazer, mas, a única certeza que tenho é que por mais que queiramos ser auto-suficientes e independentes, nós precisamos do outro para crescer e evoluir pessoalmente, espiritualmente e em outros aspectos da nossa vida. Não digo com isso que temos que ser dependentes emocionalmente das pessoas, longe disso, o que quero dizer é que podemos ser independentes sim (no sentido de ter e vivar a sua própria vida), mas nunca seremos auto-suficientes, porque sempre precisaremos do outro para crescer (isso bem longe da lógica capitalista, com todas as formas possíveis de destacar isso, pelo amor de Jah).
     Outra coisa que tenho percebido nessas crises é que por mais que queiramos estar a sós, no fundo esse não é o nosso real desejo e parafraseando o que uma amiga me diz, ‘’quanto mais dizemos que queremos ficar só é quando precisamos da companhia de alguém’’ e isso faz todo sentido, pois honestamente, tais pensamentos obscuros são mais propícios a surgirem quando estamos a sós, com a mente vazia. Sempre aceite a companhia de um amigo verdadeiro, que esteja disposto a te ouvir nessas horas ou a simplesmente estar ali contigo, mesmo no silêncio. Mas, também precisamos saber que mais importante do que ter alguém para contar os nossos problemas, é ter com quem contar, porque infelizmente esse mundo está repleto de pessoas que só querem saber da tua vida, mas não estão dispostas a te ajudar ou simplesmente se fingem de cegas para o teu problema, porque na verdade elas querem ser ouvidas, compreendidas, mas só ouvem e compreendem aquilo que lhes convém, então, vale o filtro.
     Enfim, não é fácil passar por essas crises sozinhos, ter ao nosso lado pessoas que nos amam e querem o nosso bem faz uma diferença enorme, mas que fique claro que a melhora só depende de nós, se nós decidirmos projetar o nosso pensamento para a paz, a luz e o amor, conseguiremos aos poucos mudar o nosso modo de pensar. Fácil não é e nem tão pouco isso é uma receita de bolo, cada um tem o seu tempo de evolução espiritual e precisamos respeitar isso. Que sigamos tentando reprogramar a nossa a mente para vibrar no bem. Muita luz para nós e que possamos nos libertar daquilo que nos faz mal, sobretudo, aprendendo a cada dia com os momentos difíceis porque eles ensinam muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário